Neurociência e educação

por demanboro

Boa noite!

Para quebrar o gelo de mais uma longa ausência do blog, resolvi postar o arquivo power point de uma palestra que ministrei em 2011 para a prefeitura municipal de Barueri – secretaria de Educação à respeito das interfaces entre neurociência e educação.

Aqueles que seguem o blog devem saber que neurociência é a minha área de estudo e pesquisa desde o mestrado (estudei Psicologia da Saúde, na linha de pesquisa de psiconeurofisiologia). Atualmente, faço pesquisa clínica no laboratório de neuroestimulação no Hospital das Clínicas. Está em meus planos, para breve, publicar no blog minha dissertação de mestrado (ainda estudo a melhor forma de fazê-lo…).

A apresentação em anexo neste post traz bastante informação escrita. Foi feita assim propositadamente, para publicação no site da prefeitura. A idéia era trazer o máximo de informação para o público de professores dos ensinos fundamental e médio da rede municipal sobre alguns principios básicos de neurodesenvolvimento e a aplicação prática de conceitos das neurociências e ciência cognitiva ao manejo de situações em sala de aula, como métodos para melhorar a atenção dos alunos e a compreensão de conteúdos, por exemplo.

Como toda apresentação informativa, alguns dos conceitos apresentados estão sob discussão na literatura, portanto, muitas informações podem já estar, nesta altura do campeonato, desatualizadas ou terem sido desacreditadas. Eu ressaltei a efemeridade do conhecimento científico e sua contínua revisão durante a palestra. É um assunto que pode render muita conversa! Mas fica pra depois… No momento, aconselho a meus leitores um olhar crítico sobre as informações.

Por último, não há uma lista extensa de referências, só os sites de pesquisa onde obtive parte das informações.

Espero que seja útil!

Obrigado, abraços e até muito breve:

neurociencia-na-educacao

Anúncios